Economia e diminuição de riscos nos processos de decapagem e desengraxe

Os processos de decapagem e desengraxe retiram impurezas como gorduras, óleos, limalhas e oxidações provenientes dos processos anteriores de fabricação, sendo extremamente importantes para a garantia de um processo isento de erros. Os processos de tratamento de superfície exigem desengraxe, pois, a qualidade final do acabamento está diretamente ligada à qualidade da limpeza.

Normalmente são utilizados três tipos de desengraxantes na indústria de tratamento de superfícies: ácidos, neutros e alcalinos. Os agentes de desengraxe alcalinos são formados por surfactantes, álcalis e complexantes. A remoção de impurezas é realizada através da decapagem, e nesse caso, com três tipos de decapagem, a ácida, a neutra e a alcalina. Em todos os casos, são usados banhos cuja temperatura vai variar de acordo com os elementos a serem utilizados.

Os banhos desengraxantes não eletrolíticos têm por característica trabalhar em temperaturas elevadas, de 60 a 80ºC. Essas temperaturas aumentam a energia cinética das moléculas, aumentando a capacidade de reação e eficiência do desengraxante, ajudando a dissolver algumas impurezas.

Já a decapagem eletrolítica e o desengraxe eletrolítico, são processos utilizados numa série de preparações de peças para banhos galvânicos e outros tratamentos de superfície.

Normalmente, apresentam melhores resultados quando feitos em ciclos de reversão anódica – catódica – anódica, uma vez que no processo de decapagem eletrolítica, a corrente catódica irá formar grande quantidade de hidrogênio no ânodo que se desprende, produzindo uma ação mecânica sobre as peças

Na operação de uma linha galvânica, a decapagem eletrolítica é indicada conforme o tipo de peça, o tipo de impurezas e os banhos posteriores. Ela irá ser mais bem aproveitada após a decapagem química e suas lavagens, e antes da entrada nos banhos de acabamentos designados para aquela peça.

Durante as operações de desengraxe e decapagem eletrolíticas ou não, as peças levam consigo uma certa quantidade de solução e considerando ainda a evaporação de água, as quantidades de compostos e de água devem ser repostas regularmente para manter o nível adequado de solução no tanque.

Quanto maior a temperatura exigida pelo processo, maior será essa evaporação, que além da água, carregará também os compostos necessários à operação, elevando o custo do processo e expondo o operador a riscos desnecessários.

Fica claro que processos de desengraxe e decapagem com baixa liberação de vapores podem trazer vantagens importantes, tanto econômicas como ambientais e de saúde:

  • Diminuição do risco fisiológico a que o operador é submetido
  • Redução da perda de energia necessária para manter a temperatura do banho
  • Redução da perda dos elementos necessários ao processo
  • Eventual diminuição dos custos com sistemas antipoluição

As esferas de polietileno têm sido uma solução de baixo custo e alta resistência que requerem apenas um pouco de treinamento à equipe e pode representar até 86% de redução da evaporação.

Nos tempos atuais, pode ser uma grande alternativa para quase todos os tipos de banhos que requeiram temperaturas elevadas.

Para saber mais, acesse veja nosso site ou contate-nos pelo whatsapp: (11) 4997-1400

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.